quinta-feira, 13 de outubro de 2011

    Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.
Três fases marcaram a revolução industrial, a primeira marcada pelo fim do capitalismo mercantilista e o início do industrial, foi o marco principal desse processo, pois a partir dele que tudo ocorreu. A segunda revolução industrial foi marcada pelo surgimento do motor a explosão, a hidroeletricidade (energia através da água) e o petróleo. Assim surgindo às indústrias pesadas como a siderurgia e metalurgia. A terceira revolução industrial fica marcada pelo surgimento da grande potência mundial EUA e também para manter todo o seu poder tem-se o surgimento dos organismos internacionais "FMI", "Banco Mundial", "OMC". A conseqüência da revolução foi o crescimento das cidades, visto que os camponeses passaram a vir em grande quantidade para as cidades. As fabricas não tinham janelas contribuindo para o aumento da propagação das doenças. Por isso a vida dos funcionários estava sempre em perigo.


"SUBSTITUIR HOMEM PELA MAQUINA"


     Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições precárias. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até 80 horas por semana. Suas residências imaginem eram um aglomerado de pessoas que viviam em pequenos cômodos, com apenas um banheiro, e um poço artesiano de água e outro de esgoto. Os patrões com o passar dos anos resolveram criar as vilas dos trabalhadores, que eram criadas para facilitar o transporte entre eles para o trabalho. As famílias tinham que pagar muito caro por um alojamento miserável, todos dormiam em esteiras úmidas, com isso sofriam com a tuberculose (a cada 3 crianças 1 morria ainda na primeira infância), nesse período a expectativa de vida não passava dos 30 anos de idade.     
    Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.
Três fases marcaram a revolução industrial, a primeira marcada pelo fim do capitalismo mercantilista e o início do industrial, foi o marco principal desse processo, pois a partir dele que tudo ocorreu. A segunda revolução industrial foi marcada pelo surgimento do motor a explosão, a hidroeletricidade (energia através da água) e o petróleo. Assim surgindo às indústrias pesadas como a siderurgia e metalurgia. A terceira revolução industrial fica marcada pelo surgimento da grande potência mundial EUA e também para manter todo o seu poder tem-se o surgimento dos organismos internacionais "FMI", "Banco Mundial", "OMC". A conseqüência da revolução foi o crescimento das cidades, visto que os camponeses passaram a vir em grande quantidade para as cidades. As fabricas não tinham janelas contribuindo para o aumento da propagação das doenças. Por isso a vida dos funcionários estava sempre em perigo.
     Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições precárias. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até 80 horas por semana. Suas residências imaginem eram um aglomerado de pessoas que viviam em pequenos cômodos, com apenas um banheiro, e um poço artesiano de água e outro de esgoto. Os patrões com o passar dos anos resolveram criar as vilas dos trabalhadores, que eram criadas para facilitar o transporte entre eles para o trabalho. As famílias tinham que pagar muito caro por um alojamento miserável, todos dormiam em esteiras úmidas, com isso sofriam com a tuberculose (a cada 3 crianças 1 morria ainda na primeira infância), nesse período a expectativa de vida não passava dos 30 anos de idade.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ILUMINISMO

    O movimento iluminista surgiu na França no final do século XVII,um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda Europa.Desta maneira o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era contrario a busca da felicidade,da justiça e da igualdade.
    Dessa maneira os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu " DIREITO NATURAL"à felicidade. Segundo a visão desses pensadores, as sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de  se justificar, por argumentos lógicos,"SUA PRÓPIA EXISTÊNCIA".
    As instituições religiosas eram sistematicamente atacadas por esses pensadores e a  intromissão da Igreja nos assuntos econômicos e políticos era um tipo de hábito nocivo ao desenvolvimento e ao progresso da sociedade.O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina.
    Os iluministas tinham por base o racionalismo que levou a luta pela liberdade de expresão e a criação de três poderes, (executivo, legislativo, judiciário).
    Os iluministas se inspiravam nas ciências naturais,também defendiam a existência de verdades absolutas. O homem, em seu estado originário, possuía um conjunto de valores que fazia dele naturalmente afeito à bondade e igualdade. Por isso, instituições políticas preocupadas com a liberdade deveriam dar lugar às injustiças promovidas pelo Estado Absolutista.
    Por essas noções instalava-se uma noção otimista do mundo que não teria como interromper seu progresso no momento em que o homem contava com o pleno uso de sua racionalidade. Os direitos naturais, o respeito à diversidade de ideias e a justiça deveriam trazer a melhoria da condição humana.
    A partir disso destacavam-se os pensadores iluministas Montesquieu(1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário,Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos,Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa,Adam Smith (1723-1790) - economista e filósofo inglês grande defensor do liberalismo econômico.

"É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram".  (Voltaire)